Ir para o conteúdo
EnglishPortugueseSpanish
  • O Think Tank
    • Conheça o Think Tank
    • Parcerias
    • Eventos
  • Temas
    • Cidades Inteligentes
    • Compras Públicas
    • Dados Abertos
    • ESG (Environmental, Social and Governance)
    • Governo Digital e Governo Aberto
    • Identidade Digital
    • Inovação e Fomento
    • Inteligência Artificial
    • Internacionalização
    • Futuro do Trabalho
    • Privacidade e Proteção de Dados
    • Propriedade Intelectual
    • Plataformas Digitais
    • Reforma Tributária do Setor de Tecnologia
    • Segurança Cibernética
    • Segurança Jurídica e Tributária
  • Comitês e Grupos de Trabalho
  • Publicações
    • Estudos exclusivo: Novas Tecnologias – 2023
    • Manual de Contratação de TIC
    • Livro: Tecnologia e Inovação
  • Programa Fellowship
  • Pesquisadores
    • Pesquisadores
    • Pesquisadores que Passaram pelo Think Tank
  • Fale Conosco
  • O Think Tank
    • Conheça o Think Tank
    • Parcerias
    • Eventos
  • Temas
    • Cidades Inteligentes
    • Compras Públicas
    • Dados Abertos
    • ESG (Environmental, Social and Governance)
    • Governo Digital e Governo Aberto
    • Identidade Digital
    • Inovação e Fomento
    • Inteligência Artificial
    • Internacionalização
    • Futuro do Trabalho
    • Privacidade e Proteção de Dados
    • Propriedade Intelectual
    • Plataformas Digitais
    • Reforma Tributária do Setor de Tecnologia
    • Segurança Cibernética
    • Segurança Jurídica e Tributária
  • Comitês e Grupos de Trabalho
  • Publicações
    • Estudos exclusivo: Novas Tecnologias – 2023
    • Manual de Contratação de TIC
    • Livro: Tecnologia e Inovação
  • Programa Fellowship
  • Pesquisadores
    • Pesquisadores
    • Pesquisadores que Passaram pelo Think Tank
  • Fale Conosco

Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação

Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação

  • O Think Tank
    • Conheça o Think Tank
    • Parcerias
    • Eventos
  • Temas
    • Cidades Inteligentes
    • Compras Públicas
    • Dados Abertos
    • ESG (Environmental, Social and Governance)
    • Governo Digital e Governo Aberto
    • Identidade Digital
    • Inovação e Fomento
    • Inteligência Artificial
    • Internacionalização
    • Futuro do Trabalho
    • Privacidade e Proteção de Dados
    • Propriedade Intelectual
    • Plataformas Digitais
    • Reforma Tributária do Setor de Tecnologia
    • Segurança Cibernética
    • Segurança Jurídica e Tributária
  • Comitês e Grupos de Trabalho
  • Publicações
    • Estudos exclusivo: Novas Tecnologias – 2023
    • Manual de Contratação de TIC
    • Livro: Tecnologia e Inovação
  • Programa Fellowship
  • Pesquisadores
    • Pesquisadores
    • Pesquisadores que Passaram pelo Think Tank
  • Fale Conosco
  • O Think Tank
    • Conheça o Think Tank
    • Parcerias
    • Eventos
  • Temas
    • Cidades Inteligentes
    • Compras Públicas
    • Dados Abertos
    • ESG (Environmental, Social and Governance)
    • Governo Digital e Governo Aberto
    • Identidade Digital
    • Inovação e Fomento
    • Inteligência Artificial
    • Internacionalização
    • Futuro do Trabalho
    • Privacidade e Proteção de Dados
    • Propriedade Intelectual
    • Plataformas Digitais
    • Reforma Tributária do Setor de Tecnologia
    • Segurança Cibernética
    • Segurança Jurídica e Tributária
  • Comitês e Grupos de Trabalho
  • Publicações
    • Estudos exclusivo: Novas Tecnologias – 2023
    • Manual de Contratação de TIC
    • Livro: Tecnologia e Inovação
  • Programa Fellowship
  • Pesquisadores
    • Pesquisadores
    • Pesquisadores que Passaram pelo Think Tank
  • Fale Conosco
Facebook-f Linkedin Twitter Youtube

Tecnologias de vigilância: considerações sobre a violência escolar

  • maio 24, 2023
  • Think Tank

Artigo por Marcelo Batista Nery*

Em março de 2023, foi lançado o relatório intitulado “Tecnologias de vigilância e educação: um mapeamento das políticas de reconhecimento facial em escolas públicas brasileiras”, que apresenta um diagnóstico sobre o uso de tecnologia de monitoramento nesses espaços. Esse relatório identificou quinze municípios com a tecnologia, sendo que em três deles a vigilância estava plenamente implementada.

A violência escolar é um problema antigo no Brasil e causa graves consequências para alunos, famílias, professores e instituições. À medida que a tecnologia tem a capacidade de influenciar na subjetividade individual e gerar novos comportamentos, torna-se necessário um amplo debate ético e racional sobre o uso de tecnologias de vigilância como estratégia de gestão de violências nas escolas. No entanto, esse debate enfrenta um desafio: a sensação de insegurança.

O sentimento de insegurança afeta e condiciona as discussões sobre o uso de tecnologias de vigilância. Sob esse ponto de vista, a sensação de insegurança apresenta efeitos psicológicos negativos nas pessoas, como ansiedade, desconfiança, alienação e, na escola, insatisfação com o professor, a escola e a comunidade. Esse sentimento limita as atividades sociais e, em situações extremas, pode levar ao desenvolvimento de uma “ideologia de insegurança”, com exclusão, racismo, xenofobia e outras formas de violência, sendo assim fundamental considerá-la no debate.

A busca por soluções para a violência na escola deve evitar a “ideologia de insegurança”, que busca apenas proteção individual e não considera as condições reais dos indivíduos em questão. É preciso lembrar que a violência na escola é um fenômeno estrutural da sociedade que se manifesta nas instituições de ensino, onde o equilíbrio entre a emergência da violência e a contestação sobre ela se faz imperativo.

Hoje, a balança está desequilibrada e pende para simplificações e medidas abruptas, como soluções rápidas para um tema tão complexo. O relatório mencionado inicialmente, por exemplo, assinala que nenhum município ou estado realizou estudos de impacto de risco aos direitos humanos ou análises sobre o potencial de discriminação resultante de tecnologias de reconhecimento facial antes da execução do projeto de sua implementação.

Já pude presenciar discussões, com uma frequência e uma falta de profundidade preocupantes, sobre propostas de uso de tecnologias de reconhecimento facial nas escolas. A ideia defendida é utilizar a biometria nas salas de aula como uma solução para o acompanhamento do aluno e a identificação de comportamentos, desde a marcação de ausências até o diagnóstico de problemas de aprendizado e de convivência escolar, até a identificação de fatores de risco e a previsão de atos violentos.

É importante esclarecer que não se trata de ser contra ou a favor do uso dessas tecnologias, mas certificar que sua implementação seja feita de forma responsável e eficaz, com proteção aos direitos humanos e a dignidade das pessoas envolvidas. Portanto, considerando a complexidade do assunto, existem vários pontos que precisam ser discutidos para garantir essa proteção, entre os quais se destaca:

  • A articulação de uma rede intersetorial de ações para prevenção e respostas à violência contra crianças e adolescente;
  • A garantia do cumprimento das leis existentes, com reforço dos mecanismos de controle formais e sociais;
  • O fortalecimento do sistema de notificação das violências contra crianças, por todo o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), com destaque aos canais de denúncias e às leis de transparência de dados e de informações sobre Direitos Humanos;
  • Criação de programas e intervenções voltados à redução da desordem e à melhoria das relações, entre alunos, professores e funcionários, com recuperação do clima escolar e com espaços de liberdade e autonomia;
  • Implementação de intervenções para a totalidade da população escolar, junto à programas coletivos para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e em alto risco frente ao desenvolvimento de comportamento violento ou vitimização por violência;
  • Identificação dos principais problemas do entorno escolar, que se constituem em ambientes inseguros para as crianças, como um ponto de partida para a reinvindicação de melhorias para o poder público;
  • Apoio a professores e a profissionais de saúde, compreendendo que eles são essenciais para a redução da exposição à violência de crianças e adolescente.

É preciso considerar que a implementação de tecnologias em ambientes educacionais e públicos deve ser realizada com cautela e em conformidade com os princípios éticos e legais. As preocupações com os possíveis impactos na privacidade e nos direitos humanos devem ser consideradas, sendo fundamental o debate amplo e informado sobre o tema. Faz-se imperativo lembrar que as tecnologias não são neutras e não criam soluções mágicas para problemas complexos, e que é necessário um esforço coletivo e colaborativo para abordar essa questão, incluindo medidas de prevenção, valorizando e apoiando boas práticas e todos os atores envolvidos nesse processo.

Marcelo Batista Nery é pesquisador no Think Tank da ABES, coordenador de Transferência de Tecnologia e Head do Centro Colaborador da OPAS/OMS (BRA-61) do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo

Compartilhe:

Leia também:

Propriedade intelectual de software e inteligência artificial no Brasil: guia para desenvolvedores e empresas

Think Tank ABES: Impulsionando a Transformação Digital e a Sustentabilidade no Brasil

A ECONOMIA DE DADOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO ELEMENTOS PARA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS (PPBE)

Agenda

Nenhum novo evento no momento

Parceiros

Conheça os parceiros do Think Tank

Apoio

Conheça os apoiadores do Think Tank

Inscreva-se no nosso mailing list

Preencha o formulário e receba informações sobre eventos, cursos e muito mais

Integração
Captcha obrigatório
Houve um erro, favor tentar novamente.
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Este campo é obrigatório.
  • Conheça o Think Tank
  • Editais
  • Contato
  • Conheça o Think Tank
  • Editais
  • Contato
Facebook-f Twitter
  • Conheça o Think Tank
  • Editais
  • Contato
  • Conheça o Think Tank
  • Editais
  • Contato
  • Conheça o Think Tank
  • Editais
  • Contato
  • Conheça o Think Tank
  • Editais
  • Contato
Facebook-f Linkedin Twitter Youtube

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados à ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software

Termos e Condições de Uso

Política de Privacidade