EnglishPortugueseSpanish

Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação

Pesquisadores

Para contribuir com o avanço de uma agenda de políticas públicas para a transformação digital e de inovação no Brasil, a ABES lançou o THINK TANK ABES – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação, que nasceu com a missão de reunir uma equipe de pesquisadores qualificados, que serão convidados a refletir sobre tendências, estudar, debater e propor soluções para os principais desafios do país, tendo em vista que as novas tecnologias são vetores de profundas transformações.

Conheça os pesquisadores selecionados:

Cidades Inteligentes

Daniel Luis Notari

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (1998). A formação stricto sensu inclui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (2012) e pós-doutorado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2019). Atualmente é professor assistente da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Fui coordenador do Curso de Ciência da Computação das ofertas de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves da Universidade de Caxias do Sul. Atua como pesquisador do City Living Lab vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (a ser iniciado em 2024). Possui experiência em análise de dados e integração de bases de dados científicas (biológicos, cidades do conhecimento/sistemas de capitais). Os atuais projetos de pesquisa estão relacionados ao desenvolvimento baseado em conhecimento, cidades inteligentes e data-driven. Já orientou estudantes em nível de especialização/MBA, iniciação científica e graduação. A produção científica está relacionada, principalmente, com a análise computacional de dados genômicos e ao desenvolvimento baseado em conhecimento e cidades inteligentes. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Cidades Inteligentes.

Kifayat Ullah

Pesquisador, educador e acadêmico. Obteve um Ph.D. em ciência da computação pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil, em 2016. Recentemente concluiu seu pós-doutorado em “sistema de resposta a emergências usando rede ad hoc veicular assistida por névoa para cidades inteligentes” no laboratório InterSCity da USP. FAPESP financiou este projeto de pesquisa. Possui experiência em diferentes áreas da ciência da computação. Seus interesses de pesquisa incluem cidades inteligentes, transporte, redes veiculares e computação de névoa. É professor associado da CECOS University of IT and Emerging Sciences Peshawar, Paquistão. Além disso, ocupa o cargo de chefe do Departamento de Ciência da Computação. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Cidades Inteligentes.

Luis Eduardo Brandão Paiva

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco. Pós-Doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pesquisador Visitante na Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha) e Embaixador do Brasil – Conecta Iberoamérica. Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – com Doutorado Sanduíche em Economia de Empresas na Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha). Mestre em Administração e Controladoria pela UFC e Graduado em Administração de Empresas pela UFC. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Comportamento Empreendedor e o Relacionamento com a Sustentabilidade.

Compras Públicas

Jose Luiz Esteves

Professor de MBA e Pesquisador de Pós-Doutorado em Inovação para a Sustentabilidade Organizacional/ESG no PPAD/PUCPR. Doutor em Administração de Empresas pela Concordia University/USA. Líder Climático Brasileiro certificado pelo The Climate Leadership Project/USA (Al Gore 2020). Único brasileiro com especialização internacional GUDS Gestão Urbana e Desenvolvimento Sustentável pela CEPAL-ONU/UN-HABITAT/World Bank. Participou como bolsista selecionado da certificação internacional em Governabilidade e Politicas Publicas realizada pela GWU George Washington University, com patrocínio da CAF no Brasil. Conferencista ativo, foi palestrante em eventos internacionais recentes como o Fórum Evolução 2020, o 24h Climate Reality 2020, o Global Sustainable Futures/ SCCP KAHN 2021, GSF Global Sustainable Futures 2021 e o Going Global 2021 do British Council, entre outros. CEO da Edtech Exponentialis e founder de diversas iniciativas empreendedoras (EducaZAP, Exponentia InnovaHUB e Escola Descentralizada de Administração Pública/EDAPM). Atua como membro do Editorial Advisory Board da GP Publishing, do Core Steering Committee da Rede de Pesquisadores STRIDES UK/Brasil; Avaliador Ad hoc de Projetos de Inovação Tecnológica da UNILA (2020). Avaliador e Coordenador da área de Ciências Sociais Aplicadas da RTP Revista Acadêmica (2020). Atua como Mentor de startups, inovação e empreendedorismo pela Inovativa Brasil, Start Out Brasil, Sebrae-like-a-Boss, e Salto Aceleradora, entre outros. É avaliador brasileiro de startups de impacto socioambiental da OEA/ YABT convidado para o Programa TICAMERICAS; Gestor do Triple Helix, foi Diretor Geral/Reitor da Faculdade Católica/Maristas em Fortaleza (2006/2008), Gestor Executivo do IEP Instituto de Ensino e Pesquisa do SECONCI SP (2014/2017), Superintendente Educacional do SENAC em MG (2017/2018). Coordenador e professor dos Programas de Educação Executiva de diversas IES.
No terceiro setor esteve a frente de organizações internacionais, atuando como Diretor Regional para o ICLEI/ América Latina e Caribe, e foi Diretor Nacional do CHILDFUND International Brasil. Atuou como consultor técnico da CNI/DAMPI-DIDEG no Programa PROVIS. Atuou como Diretor Executivo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Empresarial (IPPE), da InteliBusiness Brasil, foi Superintendente da Hoffmann AV e Gestor de Marketing do Grupo Monteverde. Tem experiência na Administração Pública como Diretor Geral e Subsecretário de Análise de Investimentos Públicos (ADM PMN), no fomento ao desenvolvimento regional, coordenando Programas de Atratividade de Empresas, Fóruns de Desenvolvimento de Negócios e participando na criação de Leis de Incentivo e de Especial Interesse Econômico, e ainda como Assessor e Gestor de Programas na Presidência da Fundação RIO/IMAC/RIOARTE na área de Educação e Cultura. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: A Gestão Organizacional, o Empreendedorismo e Novo Modelo ESG no Brasil: aspectos do novo ambiente de negócios sustentáveis no pós-pandemia, seu impacto e aplicabilidade.

Rodrigo Tavares de Souza Barreto

Doutorando em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). Mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba com estágio no Brazil Studies Program da Universidade de Oklahoma, EUA (2019). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2011). Advogado com atuação especializada em Desempenho e Inovação no Setor Público. Professor voluntário do Departamento de Gestão Pública do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba – DGP/CCSA/UFPB. Pesquisador vinculado ao Centro de Estudos de Ética, Integridade e Boa Governança – CEEI e ao Laboratório de Inovação em Contratos Públicos e Governo – LabGov da Universidade Federal da Paraíba. Coautor do livro Governança, gestão de riscos e integridade, publicado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Presidente do Conselho de Administração do Instituto Projeto Público – IPP. Consultor em temas relacionados a Direito Público e Gestão Governamental e Social. Servidor do Instituto Federal da Paraíba onde exerceu as funções de Coordenador de Licitações e Contratos Administrativos e foi membro da Consultoria Jurídica do órgão (atualmente licenciado). Superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC-PB). O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Compras Públicas para Inovação (PPI)

Dados Abertos

Marcos Vinicius Araújo Delgado

Doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Administração e Especialista em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na gestão de convênios e contratos de repasse com a Administração Pública Federal e na gerência e liderança de políticas de participação social e transparência na Administração Pública Municipal. Foi Analista de Políticas Públicas na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão do Município de Niterói/RJ. Atualmente é Consultor de Projetos e Captação de Recursos e Consultor de Business Intelligence. Tem interesse de pesquisa nos temas que versam sobre governo aberto, dados abertos, participação social e transparência pública. Seu tema de pesquisa no Think Tank é: Política Pública de Governo Aberto e Accountability: uma análise das capacidades estatais de países da América Latina. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Capacidades Estatais e Políticas de Governo Aberto no Brasil e na América Latina.

Willian Rochadel

Doutor e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC) e Técnico em Eletrotécnica pelo CEDUP Dario Geraldo Salles. Pesquisador no RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), ENGIN (Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento) e IGTI (Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação) e embaixador da Open Knowledge BR. Com mais de 10 anos de experiência em gestão de TI em Universidades Federais e assistente de pesquisa em projetos intergovernamentais, organizou eventos científicos internacionais e comissões científicas. A pesquisa atual se concentra na análise do Conhecimento Coletivo, combinando a participação aberta e a gestão de ideias com a Web Social Semântica. Seu tema no Think Tank é: Governança de Dados Abertos e Participação Social. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Governança de Dados Abertos e Participação Social.

ESG

Danielle Mendes Thame Denny

Pós-doutoranda no Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical: centro dedicado à pesquisa sobre sequestro de carbono na agricultura tropical. Tem experiência nas áreas de Direito, Políticas Públicas, Diplomacia, Relações Internacionais e Direito Ambiental Internacional. Em decorrência disso, seus interesses de pesquisa estão em políticas, governança e incentivos econômicos para promover soluções baseadas na natureza, governança ambiental e social, bioeconomia circular sustentável, circularidade, tecnologias verdes e agricultura de precisão. Sua realização recente foi trabalhar para a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, escrevendo um relatório sobre padrões voluntários de sustentabilidade e seu impacto no comércio internacional brasileiro. Busca contribuir para identificar caminhos colaborativos para alcançar a segurança alimentar global, a conservação da biodiversidade e uma transição agroalimentar que sequestre gases de efeito estufa ao mesmo tempo que produza comida, ração, fibras e bioenergia. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Formas de estimular a adoção da agricultura de precisão circular e sustentável

Futuro Do Trabalho

Ana Claudia Donner Abreu

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Pós-doutorado no Programa de Pós Graduação  em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de    Santa Catarina. Já foi Professora na UFSC,UNIVALI,ESTÁCIO e FESAG. Já foi assessora Parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuou na área de gestão, sobretudo, nos temas de Ecossistemas de inovação; Cidades Inteligentes : Educação Digital; Empreendedorismo ; Ciência e Tecnologia e Violência Política de gênero. Seu tema no Think Tank é: Políticas Públicas de Transformação Digital do Trabalho.

Patrícia Araújo de Oliveira

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade da Amazônia, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, e doutorado (cum laude) em Ciência da Computação pela Universidade de Málaga, na Espanha. Atualmente, é professora da Universidade Federal do Amapá, coordena o projeto de extensão Meninas na Computação e lidera o grupo de pesquisa intitulado Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação Tecnológica – LATEC. Seu tema no Think Tank é: Desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes. 

Governo Digital e Governo Aberto

Marcelo Batista Nery

Atualmente, é Coordenador de Transferência de Tecnologia e Head do Centro Colaborador da OPAS/OMS (BRA-61) no Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP (CEPID-FAPESP). pesquisador associado do Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (LIEVES). Possui ampla e variada experiência nas áreas de Geoinformação e Sociologia, com ênfase em sistemas de informação, divulgação científica, análise espacial, políticas públicas, dinâmica criminal e estudos urbanos. Seu tema no Think Tank é: Crime, segurança, direitos humanos, análise de dados, políticas públicas, inovação e difusão de conhecimentos.

Regiane Relva Romano

Diretora de Inovação da VIP-Systems Informática & Consultoria e Diretora do Smart Campus Facens, onde atua como Coordenadora do MBA de Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes. Atuou como Assessora Especial do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Recebeu o reconhecimento “The Globant Women that Build Awards – Tech Entrepreneur” em 2021 e o Prêmio de Embaixadora Digital do Brasil 2021/2022. Doutora, com distinção, em Administração de Empresas, área de concentração Administração da Tecnologia da Informação FGV-SP. Seu tema de estudo no Think Tank é: Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes: como preparar sua cidade, de acordo com a sua vocação, para este novo cenário.

Identidade Digital

Igor Arnaldo De Alencar

Educador e pesquisador apaixonado pelo potencial transformador da educação e da tecnologia. Sua trajetória acadêmica é marcada por uma ampla formação em áreas como Ciência, Tecnologia, Inclusão, Educação, Jogos Digitais e muito mais. Atualmente, Igor está em processo de conclusão do doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), evidenciando seu comprometimento em expandir os limites do conhecimento em busca de soluções inovadoras e inclusivas. Igor acredita que a educação é a chave para promover mudanças positivas na sociedade, e sua jornada é um reflexo desse compromisso. Ele concluiu um mestrado em Turismo pela UFF, evidenciando seu olhar atento para as interações entre cultura, sociedade e tecnologia. Além disso, suas realizações incluem diversas pós-graduações e graduações em áreas como Gestão Estratégica da Inovação, Políticas de Ciência e Tecnologia, Educação a Distância, Logística Empresarial, Jogos Digitais e muito mais. A experiência de Igor transcende o âmbito acadêmico. Ele já atuou como Mentor ou Jurado em prestigiados eventos como Hacking Rio, Campus Party, Nasa Space App e MIT Medicine, demonstrando sua dedicação em apoiar e incentivar projetos inovadores. Sua paixão por jogos sérios e tecnologias educacionais o levou a explorar maneiras criativas de engajar e inspirar os alunos, promovendo práticas educacionais avançadas e inclusivas. Com um compromisso constante em aprimorar práticas educacionais, promover a inclusão social e explorar as possibilidades inovadoras oferecidas pela ciência, tecnologia e jogos digitais, Igor Arnaldo de Alencar é uma presença inspiradora na área de Educação e Tecnologia. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Gamificação e Edutretenimento: Promovendo a Conscientização sobre Identidade Digital.

Inteligência Artificial

Anderson Röhe Fontão Batista

Advogado na Comissão Especial Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB-SP.  Doutorando no PPG Stricto Sensu em Tecnologias de Inteligência e Design Digital, junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TIDD PUC-SP) e pesquisador-coordenador junto ao TransObjeto (acerca da regulação tecnológica e implicações éticas e sociotécnicas das tecnologias emergentes no Sul Global). Também desenvolve pesquisas no IEA – USP, no Instituto EthikAI e no Grupo de Pesquisa de Direito e Inovação (GEDI) junto à Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (aspectos jurídicos da Inteligência Artificial). O tema de sua pesquisa no Think Tank será: O debate internacional acerca de marcos regulatórios e as implicações éticas, sociotécnicas e geopolíticas das tecnologias emergentes para o Sul Global.

Leonardo Melo Lins

Analista do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), onde é responsável por conduzir as pesquisas TIC Empresas e TIC Provedores. Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente está no programa de pós-doutorado do Instituto de Estudos Avançados da USP. O tema se sua pesquisa no Think Tank é: Políticas públicas de apoio ao desenvolvimento da inteligência artificial e lições para o Brasil. 

Plataformas Digitais

Natália Marroni Borges

Pós-doutoranda em Inteligência Artificial e Foresight no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Cofundadora do NAVI, hub de Inteligência Artificial vinculado ao Tecnopuc e à Wisidea. Professora temporária na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Produção e Sistemas. Professora do curso de Especialização em Inteligência, Estratégia e Inovação da UFRGS. Pesquisadora membro do grupo IEA Future Lab, vinculado à UFRGS, trabalhando com linhas de pesquisa em Foresight, Inteligência Artificial, Antecipação Estratégica, Valor Percebido e Vieses Cognitivos aplicadas ao contexto organizacional. Seu tema de pesquisa no Think Tank é: Inteligência Artificial no Governo Brasileiro – diagnóstico e perspectivas futuras. 

Victo José da Silva Neto

Pós-doutorando pela Radboud University (Holanda). Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2022), Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2018). tem atuado em três frentes de pesquisa: alterações no mercado de trabalho causadas pelas plataformas digitais; o compartilhamento de dados entre plataformas e a academia; e a geografia da inovação levando-se em conta as transformações causadas pelas plataformas digitais. Seu tema de pesquisa no Think Tank é: As empresas brasileiras de software e a plataformização do trabalho.

Privacidade e Proteção de Dados

Kátia Adriana Cardoso De Oliveira

Advogada e servidora pública com 16 anos de atuação no setor público. Atualmente, ela é gerente de projetos no Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Membro do Comitê de Governança Digital da mesma entidade. Além disso, faz parte das comissões de privacidade, proteção de dados e compliance da OAB/DF. No âmbito acadêmico, Kátia é doutoranda no CEUB/DF, focando na intersecção entre direito, proteção de dados e Inteligência Artificial. Seu mestrado em Direito e Políticas Públicas se concentrou em propriedade intelectual. Ela também possui certificação em Direito Europeu de Dados Pessoais pela Universidade de Paris Panthéon Sorbonne e concluiu o Curso Superior de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra. Pós-graduada em Administração Pública pela FGV. Também é graduada em fisioterapia, especializando-se em UTI. Suas pesquisas se estendem como afiliada à Fundação de Apoio e Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e como pesquisadora da Clínica Empresas, Direitos Humanos e Políticas Públicas no CEUB/DF. Também coordena uma equipe focada em proteção de privacidade e dados. Adicionalmente, é pesquisadora do Think tank ABES, atuando na linha de pesquisa de privacidade e proteção de dados. Kátia Como autora, escreveu diversos livros e artigos sobre propriedade intelectual e proteção de dados. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Proteção de Dados Pessoais no contexto da IA: O direito à revisão de tomadas de decisões automatizadas.

Reforma Tributária do Setor de Tecnologia

André Portella

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 (PQ2). Pós-doutor em Sociologia, Filosofia e Antropologia Política pela Université de Paris Nanterre, Paris X, com bolsa CNPq PDE – Pós-doutorado no Exterior. Mestre e Doutor em Direito Financeiro e Tributário pela Universidad Complutense de Madrid (Menção Honrosa “Doctors Europeus”). Professor de Direito Financeiro e Tributário nos cursos de Doutorado, Mestrado e Graduação da UFBA e UNIFACS. Professor-visitante da Université de Paris Nanterre, Paris X. Pesquisador e consultor do CNPq e da FAPESB. Avaliador de IES e cursos do INEP/BASis. Líder de Grupo de Pesquisa. Coordenador do NEF – Núcleo de Estudos em Tributação e Finanças Públicas. Atuou como Vice-chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da UFBA, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UCSal (CEP/UCSal), conselheiro de Assuntos Fiscais e Tributários da FIEB, membro da Câmara de Assessoramento para a área de Ciências Sociais Aplicadas da FAPESB, membro da Comissão de Educação em Direito da OAB/BA, Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Município de Salvador, Assessor de Desembargador do TJBA e Chefe de Gabinete da Procuradoria Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Tributação, Finanças Públicas, Democracia e Desigualdade.

Aristóteles Antonio dos Santos Moreira Filho

Especialista e Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). LL.M. em Direito Alemão pela Ludwig-Maximilians Universität München, Alemanha. Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador no Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (CEST-Poli/USP). Pesquisador visitante no Max Planck Institute for Tax Law and Public Finance, Munique, Alemanha, em 2016 e 2017-2018. Membro da Associação Alemanha-Brasil de Juristas (Deutsch-Brasilianische Juristenvereinigung e.V. – DBJV). Autor do livro “Direito da Inovação: Tributação, Tecnologia e Desenvolvimento”, publicado pela editora Quartier Latin (2023). Desenvolve pesquisa nas áreas de Direito da Inovação e de Direito Tributário. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Lei do Bem no Setor de Software.

Segurança Cibernética

João Marcos Silva de Almeida

Doutor e Mestre em Administração pela universidade Nove de Julho – São Paulo, ambas titulações trabalhando na linha de pesquisa Gestão da Inovação. Principais temas de Pesquisa: Cooperação empresa-universidade, Capacidades Dinâmicas, Capacidade Relacional e Cooperação Tecnológica. Em 2022 conclui Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho como o trabalho: Dinâmicas Relacionais, Institucionais e de Inovação no segmento da Biotecnologia aplicada a Biodiversidade. Graduado em Engenharia Elétrica pela universidade de Taubaté (1993) e Licenciado em Matemática pela mesma instituição (1989). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) nas disciplinas de Gestão e Negócios. Atuou como Mentor do programa pesquisa inovativa em pequenas empresas (PIPE) da Fundação de Amparo á pesquisa de São Paulo (FAPESP). O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Redes de Cooperação para o Desenvolvimento Tecnológico no Setor de Biotecnologia: um estudo a partir de patentes.

Segurança Jurídica e Tributária

Eduardo de Sampaio Leite Jobim

Estágio Pós-Doutoral (em andamento) na Faculdade de Direito da UFRGS, supervisionado pelo Prof. Dr. Luis Fernando Barzotto, pesquisando a “tributação do pecado”. Doutor em Direito Tributário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP), título que foi adquirido “Summa Cum Laude”. Foi Professor Substituto de Direito Tributário e Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de 2021-2022. É professor de direito da Faculdade São Judas Tadeu. Foi aluno bolsista do CNPq. Adicionalmente, foi selecionado em primeiro lugar (1) como bolsista da Faculdade de Direito da USP para realizar estágio supervisionado em docente na graduação da Faculdade de Direito da USP. Elaborou material didático (Direito Tributário 1 e 2) para a Fundação Getúlio Vargas (Direito GVlaw), em São Paulo, e organizou o Programa de Especialização em Direito Tributário na Universidade LaSalle. Publicou diversos artigos em periódicos e livros especializados em Direito Tributário e Financeiro, tanto nacionais, quanto internacionais. Teve experiência internacional como residente na Cidade de Oxford, Reino Unido. Exerceu funções públicas como Membro Titular do Conselho Administrativo de Tributos e Taxas de São Bernardo dos Campos e como Professor Substituto de Direito Tributário da UFRGS. É membro da Academia Tributária das Américas (ATA) e foi membro da Internacional Fiscal Association (IFA). Autor do livro: Jobim, Eduardo. A justiça Tributária na Constituição. Malheiros, 2023. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Tributação das bebidas açucaradas.

Helder Silva dos Santos

Pesquisador e especialista em contabilidade financeira e gestão estratégica de tributos, membro do Laboratório de Contabilidade Societária da USP. Possui atuação em projetos para diversos segmentos do mercado, nas áreas de governança, risco e compliance tributário, adoção inicial dos padrões internacionais de contabilidade, estruturação societária (cisão, incorporação e elaboração de acordos de acionistas), oferta inicial de ações (IPO) e fusões e aquisições de participações societárias (Due Dilligence). Bacharel em Ciências Econômicas, pela UFRGS, em 2010; Bacharel em Ciências Contábeis, pela UNISINOS, em 2015; Especialização em Direito Tributário, pela LFG, em 2013; LLM em Direito dos Negócios, pela UNISINOS, em 2018; Programa de Formação de Conselheiro de Administração, pela Fundação Dom Cabral, em 2019; Mestre em Controladoria e Contabilidade, pela FEA-USP, em 2022; e Doutorando em Controladoria e Contabilidade, pela FEA-USP, término previsto para 2026. O tema de sua pesquisa no Think Tank será: Incerteza e os custos de conformidade tributária.