Para contribuir com o avanço de uma agenda de políticas públicas para a transformação digital e de inovação no Brasil, a ABES lançou o THINK TANK ABES – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação, que nasceu com a missão de reunir uma equipe de pesquisadores qualificados, que serão convidados a refletir sobre tendências, estudar, debater e propor soluções para os principais desafios do país, tendo em vista que as novas tecnologias são vetores de profundas transformações.
Esta equipe já está se formando com a divulgação dos oito profissionais selecionados no processo seletivo do primeiro edital do Programa Fellowship 2023. “Recebemos candidatos e candidatas com excelentes perfis e não foi fácil escolher. Ficamos muito felizes com a adesão à nossa proposta e, em breve, lançaremos o segundo edital. Com um time tão qualificado, estamos certos de que vamos atingir todos os objetivos que estabelecemos para o Think Tank da ABES”, destacou Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da ABES e coordenadora do Think Tank.
Conheça os pesquisadores selecionados:
Inteligência Artificial
Anderson Röhe Fontão Batista
Advogado na Comissão Especial Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB-SP. Doutorando no PPG Stricto Sensu em Tecnologias de Inteligência e Design Digital, junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TIDD PUC-SP) e pesquisador-coordenador junto ao TransObjeto (acerca da regulação tecnológica e implicações éticas e sociotécnicas das tecnologias emergentes no Sul Global). Também desenvolve pesquisas no IEA – USP, no Instituto EthikAI e no Grupo de Pesquisa de Direito e Inovação (GEDI) junto à Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (aspectos jurídicos da Inteligência Artificial). O tema de sua pesquisa no Think Tank será: O debate internacional acerca de marcos regulatórios e as implicações éticas, sociotécnicas e geopolíticas das tecnologias emergentes para o Sul Global.
Leonardo Melo Lins
Analista do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), onde é responsável por conduzir as pesquisas TIC Empresas e TIC Provedores. Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente está no programa de pós-doutorado do Instituto de Estudos Avançados da USP. O tema se sua pesquisa no Think Tank é: Políticas públicas de apoio ao desenvolvimento da inteligência artificial e lições para o Brasil.
Plataformas Digitais
Natália Marroni Borges
Pós-doutoranda em Inteligência Artificial e Foresight no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Cofundadora do NAVI, hub de Inteligência Artificial vinculado ao Tecnopuc e à Wisidea. Professora temporária na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Produção e Sistemas. Professora do curso de Especialização em Inteligência, Estratégia e Inovação da UFRGS. Pesquisadora membro do grupo IEA Future Lab, vinculado à UFRGS, trabalhando com linhas de pesquisa em Foresight, Inteligência Artificial, Antecipação Estratégica, Valor Percebido e Vieses Cognitivos aplicadas ao contexto organizacional. Seu tema de pesquisa no Think Tank é: Inteligência Artificial no Governo Brasileiro – diagnóstico e perspectivas futuras.
Victo José da Silva Neto
Pós-doutorando pela Radboud University (Holanda). Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2022), Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2018). tem atuado em três frentes de pesquisa: alterações no mercado de trabalho causadas pelas plataformas digitais; o compartilhamento de dados entre plataformas e a academia; e a geografia da inovação levando-se em conta as transformações causadas pelas plataformas digitais. Seu tema de pesquisa no Think Tank é: As empresas brasileiras de software e a plataformização do trabalho.
Governo Digital e governo aberto
Marcelo Batista Nery
Atualmente, é Coordenador de Transferência de Tecnologia e Head do Centro Colaborador da OPAS/OMS (BRA-61) no Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP (CEPID-FAPESP). pesquisador associado do Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (LIEVES). Possui ampla e variada experiência nas áreas de Geoinformação e Sociologia, com ênfase em sistemas de informação, divulgação científica, análise espacial, políticas públicas, dinâmica criminal e estudos urbanos. Seu tema no Think Tank é: Crime, violência, análise de dados, inovação e difusão de conhecimentos
Regiane Relva Romano
Diretora de Inovação da VIP-Systems Informática & Consultoria e Diretora do Smart Campus Facens, onde atua como Coordenadora do MBA de Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes. Atuou como Assessora Especial do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Recebeu o reconhecimento “The Globant Women that Build Awards – Tech Entrepreneur” em 2021 e o Prêmio de Embaixadora Digital do Brasil 2021/2022. Doutora, com distinção, em Administração de Empresas, área de concentração Administração da Tecnologia da Informação FGV-SP. Seu tema de estudo no Think Tank é: Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes: como preparar sua cidade, de acordo com a sua vocação, para este novo cenário.
Futuro do Trabalho
Ana Claudia Donner Abreu
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Já foi Professora na UFSC,UNIVALI,ESTÁCIO e FESAG. Já foi assessora Parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuou na área de gestão, sobretudo, nos temas de Ecossistemas de inovação; Cidades Inteligentes : Educação Digital; Empreendedorismo ; Ciência e Tecnologia e Violência Política de gênero. Seu tema no Think Tank é: Transformação Digital e Futuro do Trabalho.
Patrícia Araújo de Oliveira
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade da Amazônia, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, e doutorado (cum laude) em Ciência da Computação pela Universidade de Málaga, na Espanha. Atualmente, é professora da Universidade Federal do Amapá, coordena o projeto de extensão Meninas na Computação e lidera o grupo de pesquisa intitulado Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação Tecnológica – LATEC.
Para saber mais, visite o site do THINK TANK ABES: https://thinktankabes.org.br/