Por Leonardo Melo Lins
Mesmo com melhoria das conexões à Internet, ainda temos baixa diversificação da presença online das empresas
A nova versão da pesquisa TIC Empresas trouxe novidades importantes sobre a infraestrutura de acesso à Internet no setor produtivo brasileiro. Em 2023, 91% das empresas afirmaram possui conexão via fibra ótica, em um crescimento observado desde 2017. É importante mencionar que, pelo lado da oferta, observou-se nos últimos anos o crescimento do número de provedores de Internet em todo o território nacional, conforme os dados da pesquisa TIC Provedores.
Gráfico 1 – Empresas com acesso à Internet, por tipo de acesso nos últimos 12 meses
Total de empresas (%)
Um dos efeitos dessa maior disseminação da fibra ótica é o aumento das velocidades de download das empresas brasileiras: em 2023, 73% das empresas brasileiras possuíam conexões acima de 100 Mbps, sendo bem distribuída por todos os portes. Mesmo nas pequenas empresas, aquelas que possuem de 10 a 49 pessoas ocupadas, é possível observar que a maior parte possuía conexões acima de 100 Mbps. Portanto, os dados da TIC Empresas 2023 evidenciam uma notória melhoria da infraestrutura de acesso à Internet entre as empresas brasileiras.
Gráfico 2 – Empresas por velocidade da conexão e porte, 2023
Total de empresas com acesso à Internet (%)
Ainda que se observa uma melhoria das conexões à Internet, isso não reflete uma diversificação da presença online das empresas. Um exemplo interessante é a posse de websites: em 2023, 56% das empresas brasileiras possuíam website, sendo mais frequente entre as grandes empresas. Se observamos uma série mais longa, é possível perceber que há uma estagnação na proporção de pequenas empresas que possuíam website: em 2013, 50% das pequenas empresas possuíam website, proporção que em 2023, foi de 52%. Portanto, em 10 anos não observamos um aumento dos websites entre as pequenas empresas brasileiras, revelando obstáculos importante para uma melhor exposição no ambiente digital.
Gráfico 3 – Empresas, por posse de website e porte (2007-2023)
Total de empresas com acesso à Internet (%)
Vale a pena comparar esse padrão de posse de websites do Brasil com outros países. No gráfico abaixo, é possível observar que o nível de websites entre as pequenas empresas brasileiras é um dos mais baixos, ficando atrás de vários países europeus de economias mais complexas. Países como Finlândia, Alemanha e Dinamarca possuem quase 100% das suas empresas com website. A importância do website é conferir à empresa sua identidade digital, com a possibilidade de customização e fornecimento de ambientes seguros para o comércio eletrônico. Um dos ativos mais importantes de qualquer mercado é a confiança, e o website pode justamente fornecer à empresa uma vitrine e um ambiente para centralizar informações e transações, conferindo a segurança necessária para clientes e fornecedores.
Gráfico 4 – Empresas com website e porte, Brasil e Europa (2023)
Total de empresas (%)
Os dados discutidos acima mostram que houve um grande avanço em termos de infraestrutura de Internet entre as empresas brasileiras. A maior parte das empresas brasileiras, independente do porte, possuem conexões via fibra ótica e com velocidades acima de 100 Mbps. Tal fato implica que com as conexões disponíveis, é possível que as empresas busquem galgar passos mais complexos no ambiente digital. No entanto, o que se observa é que a posse de conexões mais rápidas e estáveis não necessariamente se reverte em um uso mais estratégica da Internet. Do ponto de vista de posse de website, há certa estagnação da proporção de pequenas empresas que possuem seu próprio website, indicando desafios sobre como se proceder à uma digitalização mais estratégica.
Passado o momento de avanços na infraestrutura, é necessário pensar formas de aprimorar as capacitações digitais das pequenas empresas brasileiras. O indicador sobre posse de website é oportuno, pois demonstra dificuldades de se expandir um aspecto crucial e básico para uma empresa que busque se destacar na economia digital. Não é que as pequenas empresas não estão presentes na internet: em sua maior parte as pequenas empresas vendem e interagem nas redes sociais. A questão destacada aqui é que grande parte das pequenas empresas estão online em canais nos quais elas não possuem autonomia, sendo importante entender a importância de manter um ambiente no qual ela está suscetível às regras desenvolvidas por outrem. No que diz respeito ao ambiente digital, é importante ocupar todo os espaços, mas torna-se ainda mais importante ter uma sede e uma identidade digital, na qual quem toma as decisões é a própria empresa.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities.
*Artigo publicado originalmente no Portal Connected Smart Cities em 11 de julho de 2024