A Associação Brasileira de Empresas de Software – ABES, por intermédio do seu Think Tank “Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação”, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA), lança a segunda edição de EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO – Programa de Fellowship 2023, voltado a doutorandos, pós-doutorandos e outros pesquisadores com doutorado completo.
O objetivo do Programa é promover a geração de conhecimentos fundamentados em pesquisa, capazes de contribuírem para o avanço de uma agenda de políticas públicas e inovação no Brasil, com foco na construção de um Brasil Digital e Menos Desigual. São contempladas as diversas vertentes dessa construção – tecnológicas, sociais, econômicas e de sustentabilidade, assim como valorizado o caráter inter e transdisciplinar do esforço de pesquisa.
O Centro facilitará o estabelecimento de conexões dos participantes com as diversas redes de pesquisa com as quais a ABES tem relação. O IEA ajudará na conexão dos participantes com os seus agrupamentos, assim como com outros grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo.
MODALIDADE
O Programa de Fellowship 2023 busca por doutorandos e pós-doutorandos e outros pesquisadores com doutorado completo vinculados a uma instituição de ensino, nacional ou estrangeira, com o objetivo de ampliar o nível de excelência científica e tecnológica nas áreas de interesse do Centro.
A duração do programa é de 1 (um) ano, prorrogável por mais 1 (um) ano.
É esperado como dedicação do candidato selecionado, a participação nas reuniões dos Comitês e Grupos de Trabalho da ABES, quando convidado, sempre que conectado ao tema da pesquisa e ao Think Tank, com uma carga horária mensal de aproximadamente 10 (dez) horas. O candidato selecionado também deverá realizar o Treinamento Uma Empresa Ética Sobre Compliance, o Treinamento LGPD ABES Academy; o primeiro com carga horária de 2 (duas) horas e o outro com carga horária de 4 (quatro) horas, totalizando uma carga horária anual de aproximadamente 6 (seis) horas e emissão de certificado.
Serão oferecidas duas vagas por tema de pesquisa, porém, a critério da Comissão de Seleção, poderão ser chamados mais pesquisadores.
O Think Tank – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação da ABES está localizado em São Paulo, porém o trabalho pode ser realizado de maneira remota.
PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO
A presente chamada pública, no formato de Fluxo Contínuo, aceitará inscrições realizadas por meio do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – THINK TANK ABES até o dia 29 de dezembro de 2023 – 6ª feira. Todos os pontos do formulário deverão ser preenchidos, e a seleção dos candidatos se dará a partir da análise dos documentos enviados, sendo facultado à Comissão de Seleção chamar os candidatos para entrevista. Em qualquer momento durante o processo, o Think Tank – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação poderá solicitar os documentos originais para autenticação dos arquivos protocolados.
Em qualquer momento durante o processo, o Think Tank – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação poderá solicitar os documentos originais para autenticação dos arquivos protocolados.
FOMENTO
Esta chamada não irá conceder bolsas aos pesquisadores selecionados.
CRONOGRAMA
- Publicação do Edital: 09/08/2023
- Período de Inscrições: Até 29/12/2023
DA HOMOLOGAÇÃO
Após a decisão pela Comissão de Seleção e constatada a regularidade dos atos praticados, a responsável do Think Tank – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação adjudicará o objeto do Chamamento público ao pesquisador (a) selecionado a fim de homologar o procedimento de seleção que será devidamente publicada no site da entidade.
DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
A Comissão de Seleção será composta por:
- Dra. Jamile Sabatini Marques: Equipe Técnica
- Dra. Roseli de Deus Lopes: Instituto de Estudos Avançados – USP
- Dr. Andriei Gutierrez: Equipe Técnica
- Dra. Alcely Strutz Barroso: Equipe Técnica
- Msc. Clara Savelli: Equipe Técnica
- Msc. Daniela Jacobina Pires: Equipe Técnica
- Heloisa Matias: Equipe de Apoio
- Paulo Milliet Roque: Equipe Técnica
- Nicolas Goes: Equipe de Apoio
RELAÇÃO DE TEMAS
Consulte os temas antes de submeter a proposta
Temas com vagas disponíveis:
- Identidade Digital
- Privacidade e Proteção de Dados
- Segurança Cibernética
- ESG (Environmental, Social and Governance)
- Inovação e Fomento
- Compras Pública
DO TERMO DE RESPONSABILIDADE
Após a publicação do resultado final, os selecionados serão convocados para celebração de Termo de Responsabilidade que será efetivado eletronicamente, por meio do Sistema Digiforte.
A Comissão de Seleção selecionará o participante para a execução do Plano de Trabalho a ser desenvolvido no prazo de 12 (doze) meses, prorrogável por mais 12 (doze) meses.
O pesquisador(a) deverá iniciar as atividades constantes no Termo de Responsabilidade no prazo de até 2 (dois) dias, contados da data de assinatura do instrumento.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
O Think Tank- Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação reserva o direito de, a qualquer momento antes do julgamento, por motivo de interesse próprio ou exigência legal, adiar ou revogar o presente Chamamento Público, sem que isso implique direito à celebração do Termo de Responsabilidade ou motivo para que os participantes pleiteiem qualquer tipo de indenização.
As retificações do presente EDITAL, por iniciativa do Think Tank – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação ou provocadas por eventuais impugnações, serão publicadas no site da entidade.
O pesquisador(a) deverá participar, quando convidado, de eventos promovidos pela ABES que tenham relação com sua área de atuação.
Fica eleito o foro da Cidade de São Paulo para dirimir quaisquer dúvidas e questões decorrentes do presente Edital.
SOBRE O PROGRAMA
Criado pela Associação Brasileira de Empresas de Software – ABES o Think Tank – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação lança o Programa de Fellowship, que surge como espaço de diálogo e convergência intelectual para o encontro de propostas para o avanço de uma agenda de políticas públicas e inovação no Brasil.
A contribuição se dá por meio de publicações, encontros e colóquios, bem como pelo envolvimento de representantes de setores empresariais e da sociedade civil.
Para a ABES, as Políticas Públicas para Inovação devem ser montadas com base em propostas prioritárias que tenham sido examinadas cientificamente, de forma que a priorização das políticas públicas tenha a menor probabilidade possível de produzir erros ou efeitos inócuos.